quarta-feira, 19 de novembro de 2008
FOTOS DESAPARECIDAS
domingo, 9 de novembro de 2008
PASSEIO DE CICLOTURISMO
domingo, 28 de setembro de 2008
VOLTA DE MANUTENÇÃO
Já compostos um pouco seguimos direito ao circuito de manutenção de Condeixa, seguindo o nosso destino a Alcabideque, onde bebemos mais um branquito fresquinho no café bem conhecido do Abelciclos, depois resolvemos ir para a serra subimos direitos a Bem da Fé, Casa Telhada, Loureiro e Casa, fizemos um total de 31 km. a uma velocidade máxima de 57 km e a uma velocidade média de 16.70 km no tempo de 1 hora e 51 minutos. Para quem não estava a contar nada mau.
domingo, 21 de setembro de 2008
VOLTA DE SÃO MATEUS
terça-feira, 2 de setembro de 2008
domingo, 31 de agosto de 2008
PASSEIO DOS TREMOÇOS
domingo, 24 de agosto de 2008
VOLTA DOS TREMOÇOS
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
TREINO DIA 22 DE AGOSTO DE 2008
domingo, 17 de agosto de 2008
MAIS UM TREINO COM NOVO VISUAL
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
VOLTA SOLITÁRIA
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
TRAVEIRA EM FESTA 2008
Este vídeo não tem nada a ver com ciclismo, mas como foi realizado num lugar em que fica numa das nossas rotas e que estava em festa, que por sinal era o lugar onde vivia um dos elementos deste grupo, aqui fica para quem gostar.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
CASOS DA VOLTA
No Domingo peguei nela e fui com os colegas Abelciclos e com o Fernando Rolo “o malvado” e lá fomos, bem dispostos até ao Louriçal, onde parámos no mesmo local de há quinze dias atrás, onde comemos o respectivo pastel de nata e tomámos um cafezito e não é preciso dizer mais nada sobre as …...!
De regresso e ao passar por Santo Isidro aconteceu o inesperado...!. Tive o primeiro furo. Desmontei a roda da frente e preparo-me para trocar de câmara de ar e reparo que a câmara que trazia de reserva, não tinha a válvula, ficando assim com a roda na mesma e sem ter outra câmara para substituir, nem remendos, nem os meus colegas por perto e o nervosismo miudinho a dar sinais de si. A solução foi pegar na bike e vir com ela á mão.
Passando algum tempo lá apareceram os meus colegas, que vinham ao meu encontro. Volto a tirar a roda fora e meter uma câmara nova que o Fernando me “desenrascou” e toca a enchê-la e novamente a rolar. Só que passados uns cem ou duzentos metros novamente a roda em baixo e mais um furo. Já não havia câmaras e tivemos que nos socorrer dos remendos tradicionais do Abelciclos. Coloquei o primeiro e com a pressa, não colou. Colocámos o segundo e lá fomos mais uns metros até se romper novamente a câmara.
Já sem câmaras, nem remendos e sem poder recorrer ao meu motorista, nestas ocasiões, a solução foi dar corda aos sapatos e vir com ela á mão. Ainda me lembrei do comboio que estava a uns 300 metros, só que o destino que ele me levava não compensava. Por isso combinei com os meus colegas que quando chegassem a casa que me viessem buscar no meu carro e assim aconteceu. Com estas trapalhadas todas chegámos á conclusão que faltava a fita de protecção nos aros. É caso para dizer “VALHA-ME A RAINHA SANTA”
sábado, 19 de julho de 2008
A MINHA MENINA
domingo, 29 de junho de 2008
PASSEIO DE DOMINGO DIA DE SÃO PEDRO
Pois para quem esteve parado um mês e tal sem dar ao pedal julgo que não me portei nada mal na volta de hoje e que foi a seguinte:
Passeio num total de 83,250 km. com a média de 22,5 km e a máxima de 56,550 km por Cernache, Condeixa, Soure, Louriçal onde tomamos o cafézinho da praxe e comemos o respectivo pastel de nata, onde um colega do grupo gostou e eu sei porque é que ele gostou de lá termos parado, porque estavam lá umas garinas, digo, mas que garinas até eu ficava por lá, mas continuando regressando do Louriçal ainda encontramos um grupo bem nosso conhecido os de Vila Nova e os de Condeixa, depois Santo Isidro, Gesteira, Vila Nova de Anços, Alfarelos, Sebal, Vila Pouca, Cernache, Vila Nova, Pousada e Tirado.
domingo, 8 de junho de 2008
MAIS DOIS ELEMENTOS PARA O GRUPO
quinta-feira, 5 de junho de 2008
quarta-feira, 4 de junho de 2008
5º PASSEIO DE CICLOTURISMO DO VILANOVENSE
Aqui está mais uma brincadeira feita durante o passeio de cicloturismo realizado pelo Grupo de Ciclismo de Vilanovense, no dia 1 de Junho de 2008 dia da criança.
terça-feira, 3 de junho de 2008
ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS
sábado, 31 de maio de 2008
A BICICLETA E A NOSSA SAÚDE
MUDANÇA DE VISUAL
sexta-feira, 30 de maio de 2008
VOLTA DE VILA NOVA
quinta-feira, 22 de maio de 2008
MAIS UM TREINO NO DIA 22 DE MAIO FERIADO
Aqui esta mais uma brincadeira que o Grupo de Cicloturismo Rainha Santa fez durante o seu passeio (treino) nas montanhas de Sicó no dia 22 de Maio Feriado Nacional.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
FESTIVAL AÉREO
Para quebrar um pouco a rotina, lembrei-me de colocar aqui estas fotos, que captei num Domingo quando saía para mais um passeio, deparei-me com este festival, parei a bike, peguei na minha máquina fotográfica e comecei a disparar.
Espero que se divirtam.
domingo, 11 de maio de 2008
PASSEIO DE CICLOTUTISMO EM ESTRADA
Cernache, Antanhol, Casais do Campo, Geria, Cantanhede, Carapinheira, Montemor o Velho, Vila Nova de Anços, Campizes, Sebal Grande, Barreira, Vila Pouca e Cernache.
Num total de 90 km.
Com as seguintes médias:
quarta-feira, 7 de maio de 2008
PASSEIO DE CICLOTURISMO DE VILA NOVA
quinta-feira, 1 de maio de 2008
MARATONA DO PORTO A CERNACHE
Como o prometido é devido, aqui está o filme da 1ª. maratona realizada no passado dia 29 de Março de 2008 entre o Porto e Cernache.
Aconteceram várias peripécias pelo caminho, houve alguns elementos que se enganaram no percurso, um foi para São João da Madeira, outros para Mira e outros para a Mealhada. Os que foram para a Mealhada e Mira como tinham as suas bikes afinadas chegaram a tempo e tendo-se juntado ainda ao grupo.
Só o que foi para São João da Madeira não teve a mesma sorte, porque a sua montada avariou, ficando sem mudanças por isso demorou mais um pouco a chegar ao ponto onde combinou com os elementos da organização que esperassem por ele, o que não veio acontecer, porque quando chegou ao local já eles tinham arrancado á muito deixando-o para trás e abandonado.
Como não tinha a sua bike em condições e as suas forças já não eram boas a sua solução foi de ir para a estação e apanhar o comboio de Cacia a Coimbra, para conseguir chegar a casa.
terça-feira, 29 de abril de 2008
PASSEIO Á SRª. DO CIRCULO
Como temos que nos ir aperfeiçoando nas coisas que fazemos, aqui fica o vídeo completo respeitante ao passeio á Srª. do Circulo, no passado dia 6 de Abril de 2008.
sábado, 26 de abril de 2008
2º. ABALO FÍSICO 2008
Aqui está o slide show melhorado das fotos cedidas pelo meu amigo Engº. André Flório, do 2º. Abalo Físico, passeio este organizado pelo Rancho Típico de Vila Nova, no passado dia 20 de Abril de 2008.
Mais informo que o mesmo Rancho irá realizar o 3º. Abalo Físico no próximo dia 20 de Julho de 2008, que por acaso além de ser mais longo é também muito bonito.
Um bem haja ao Rancho e aos seus dirigentes.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
PASSEIO DO DIA 25 DE ABRIL
domingo, 20 de abril de 2008
1º. PASSEIO DE CICLOTURISMO NA FREGUESIA DE CERNACHE
quarta-feira, 16 de abril de 2008
1ª. MARATONA PORTO A CERNACHE
sábado, 12 de abril de 2008
SENHORA DO CIRCULO - 06/04/2008
Espero que gostem.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
PASSEIO Á SRª. DO CIRCULO
O passeio de hoje foi até ao cimo da Srª. do Circulo, onde comemos um respectivo franguito e bebemos o que a imagem mostra, para assim nos dar forças para continuarmos o nosso passeio até ás buracas, regressando até ao Furadoiro, Peixeiro, Condeixa a Velha até Cernache, Hoje foi um passeio de BTT que tanto adoro andar no meio dos montes.
Por isso nem a distância e nem as velocidades tem muito interesse, mas ainda fizemos 40 km. com a média de 11,96 km. e a máxima de 49,09 km.
terça-feira, 11 de março de 2008
PASSEIO DO PORTO A CERNACHE
segunda-feira, 10 de março de 2008
CÓDIGO DE CONDUTA DO BTT
Como se junta muita gente ao domingo para andar de bicicleta, sendo por vezes inúmeros bttistas. Por muita gente desconhecer as regras de conduta quando se pratica BTT, decidi publicar aqui o Código de Conduta do BTT.
Espero que ajude muita gente a evitar acidentes de percurso, que respeite a natureza e acima de tudo que se divirta bastante.
Código de Conduta do BTT
1 - Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.
2 - Abrandar à proximidade de pedestres e cavaleiros, ultrapassá-los com precaução após os haver prevenido.
3 - Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.
4 - Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre culturas.
5 - Passar à distância de animais selvagens e não enervar os domésticos.
6 - Jamais deitar detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda.
7 - Respeitar a propriedade privada e pública.
8 - Aprender a rolar em autonomia total. Preparar o seu itinerário, prover a sua alimentação, saber efectuar reparações.
9 - Nunca sair só para uma incursão em terreno desconhecido. Deixar informações acerca do seu itinerário aos que ficam.
10 - Saber, em todas as ocasiões, estar de forma discreta e amável.
11 - Usar o capacete a fim de se proteger, em todas as circunstâncias.
Convém não esquecer
a) Nunca ultrapasses o GUIA do passeio.
b) Contribui activamente para a boa disposição e COMPANHEIRISMO.
c) Não percas de vista o companheiro que vem atrás e preocupa-te em seguir o da frente.
d) Mantém-te a uma DISTÂNCIA segura dos outros ciclistas.
e) Respeita o ESPÍRITO DE GRUPO – um passeio não é uma corrida!
f) Quando se ultrapassa alguém deve-se avisá-lo, anunciando antecipadamente o lado pelo qual vamos passar, e só o fazer com absoluta SEGURANÇA.
g) Dá sempre prioridade de passagem a outros utilizadores dos caminhos, reduz a velocidade, CUMPRIMENTA todos os amigos da Natureza e ajuda-os sempre que necessário.
h) Respeita as PROPRIEDADES, deixa cancelas e portões no estado em que os encontraste e respeita a sinalização.
i) Escolhe percursos adequados e sê auto-suficiente, levando ÁGUA, alimentos e material de reparação de furos e avarias.
domingo, 9 de março de 2008
O CICLOTURISTA E O EQUIPAMENTO
Assim, aconselhamos:
Que quando o tempo estiver fresco use uma camisola de lã ou um blusão de fato de treino;
A usar luvas, o que permite uma melhor condução e protecção em caso de queda;
O uso de capacete e sapatos apropriados que são também elementos importantes;
A Actividade do Cicloturista
Não se esqueça de fazer um ligeiro aquecimento antes de iniciar o seu passeio.
Faça sempre amplos movimentos respiratórios utilizando, para isso, os músculos abdominais.
Julgamos ainda importante
Não fazer um novo passeio sem que haja recuperado do esforço dispendido no anterior;
Rolar pouco tempo muitas vezes e não muito tempo e poucas vezes;
A progressão
O Cicloturista e a Segurança
É ainda importante:
Ver e ser visto;
Possuir as luzes indispensáveis;
O Cicloturista e a sua Bicicleta
A altura do selim
O avanço e o recuo do selim
Primeiramente terá que saber a sua altura de entre-pernas.
Tabelas de correspondências
-Estatura do ciclista -------------Altura do quadro (H)
---1,60m a 1,65m --------------------49 a 53cm
---1,65m a 1,70m --------------------51 a 55cm
---1,70m a 1,75m --------------------53 a 57cm
---1,75m a 1,80m --------------------55 a 59cm
---1,80m a 1,85m --------------------58 a 60cm
---1,85m e mais ----------------------59 a 62cm
Postas todas estas informações desejamos-lhe BOA VIAGEM
FICHA TÉCNICA
DIA 23/07/06
TOTAL DO PERCURSO = 97, 200 km
VELOCIDADE MÁXIMA = 51, 500 km -----MÉDIA = 19, 500 km
HORA DA PARTIDA = 7, 00 horas ------ CHEGADA = 12, 30 horas
PERCURSO
TOTAL DO PERCURSO = 93,500 km
VELOCIDADE MÁXIMA = 65, 000 km ------ MÉDIA = 19,000 km
HORA DA PARTIDA = 7,00 horas ------ CHEGADA = 11,55 horas
PERCURSO